Differenza Odontologia & Estética

Ortodontia

Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente podem provocar um estresse adicional aos músculos de mastigação, o que pode levar a dores de cabeça, na região da articulação e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Além de comprometer sua saúde bucal e a sua qualidade de vida, os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporcionando uma aparência mais agradável através de um sorriso mais harmônico.

Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico, através da avaliação de seu histórico médico e dentário completo, realização de um exame clínico e estudo da documentação ortodôntica (modelos de gesso de seus dentes, fotografias e radiografias especiais). Apenas desse modo o profissional poderá indicar o tratamento mais adequado para você, portanto, se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

Ortodontia

Dentes Salientes

Nesses casos os dentes anteriores superiores recobrem dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios.

Mordida aberta

Nesse caso os dentes da frente não se juntam no momento de fechar a boca ou durante a mastigação, existindo um espaço "aberto" entre esses dentes.

Diastema

Falhas ou espaços entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

Dentes tortos e apinhados

Ocorrem quando os dentes ficam desalinhados e muitas vezes uns em cima dos outros ("encavalados").